quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Resultados da Pesquisa


Objetivos:

O objetivo desta pesquisa foi analisar os motivos que levaram os Hippies a adquirirem esse estilo de vida. Procurar saber com isso qual é o perfil de uma pessoa hippie, como ela era antes de ter adquirido esta maneira de viver, o que fez este indivíduo se tornar hippie e o que ele acha da situação que vivia e que está vivendo.

Metodologia: 

Utilizamos nessa pesquisa uma abordagem qualitativa, cujo  método utilizado foi história oral.  Nesse sentido, uma das características mais importantes desse método, é levar em consideração a opinião dos entrevistados sobre um acontecimento histórico, e a influência de tal, na vida dos entrevistados.

Resultados:

- Os nossos resultados apontam que os hippies existiam na década de 60/70, hoje em dia existem pessoas que abraçam essa ideologia, mas não se denominam assim.

- Verificamos também que todos os entrevistados  estão em busca da liberdade, tentando se esquivar das exigências da sociedade capitalista, na qual o material é sinônimo de felicidade. 

- O que a sociedade considera hippie, desvenda-se em simples artesãos de rua. 

- Não é uma cultura dominante, é uma contracultura que está ‘’nadando’’ na contra mão do sistema capitalista, pregando ideias avessas.  

- A mídia cria estereótipos que não são positivos e acaba trazendo uma negação de uma grande população. 

Nada mais é que um estilo de vida, vida ciganada. 


- Experiências, identidades, vivências os fazem escolher este estilo de vida. 

Dificuldades Encontradas: 

Durante este projeto encontramos grandes dificuldades para realizarmos a pesquisa, a primeira e grande dificuldade foi encontramos as pessoas para a realização do projeto, pois as pessoas que a sociedade julga como rippies não se consideram como tal, e se classificam apenas outros artesãos.
Quando fomos ao campo realizar as entrevistas, procuramos as pessoas que ao nosso olhar se pareciam com um hippie, então nos apresentávamos e em seguida perguntamos se ela era hippie, e ela dizia que sim, mas ao desenvolver da conversa as pessoas diziam que eram apenas artistas de rua, pois o movimento hippie acabou no mesmo ano que surgiu. 
Outra dificuldade encontrada, foi em relação a algumas pessoas entrevistadas que perguntavam o que elas ganhariam em troca se participasse da entrevista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário