terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que é o Movimento Hippie ?



O nome: O termo hippie derivou da palavra “HIPSTER” em inglês que nos Estados Unidos designavam pessoas que se envolviam com a cultura negra, esse termo foi utilizado pela primeira vez em 1965, em um jornal de São Francisco nos EUA. 


O ano: O movimento iniciu- se na década de 1960.


Movimento de contracultura:



Os hippies eram parte do que e convencionou chamar de movimento de contracultura dos anos 60, nascido nos EUA, esse movimento surge como a própria negação da sociedade de consumo e da educação tradicional que denunciava as contradições da sociedade capitalista em seus diversos níveis de relações.

No início era um movimento estudantil que contestava as injustiças sociais tais como; o racismo, a pobreza, a inferioridade dos direitos das mulheres, ou seja, estavam em desacordo com os valores tradicionais das classes sociais americana. Com relação à política, existia pouco interesse por parte dos mesmos, eram adeptos ao pacifismo, seus principais valores a serem defendidos era a “paz” e o “amor”. Opunham-se a todas as guerras, em especial a do Vietnã, em que os EUA participavam.

        Os anos 60 ficaram para sempre conectados, diretamente, a este movimento da juventude, celebre pelo lema "Paz e Amor", ou em inglês "Peace and Love". Nos primórdios do movimento, adoptaram os valores da contracultura Beatnik. Alguns criaram os seus próprios grupos e comunidades, ouviamRock Psicadélico, abraçavam a revolução sexual, a emancipação da mulher na sociedade e usavam drogas como Marijuana e, especialmente, LSD para explorar os vários estados da consciência humana, através da meditação. O Summer of Love, ou Verão do Amor, de 1967 e a única edição do Festival de Woodstock em 1969, marcaram o auge do movimento Hippie. O seu declínio deu-se nos anos 70, com o surgimento do movimento Punk. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário